a nossa história…

… começa em outubro de 2015.
Para a fazer brotar, reuniram-se profissionais das áreas da educação e saúde que partilham o conhecimento do poder do brincar e do jogo na construção e transformação de pessoas e comunidades - nós gostamos de lhes chamar os Embaixadores do Brincar!
Mas o período de germinação desta associação inicia em 2012, quando grande parte do grupo fundador lança uma iniciativa inédita em Portugal: 1º Seminário Brincar em Portugal - a psicologia e a pedagogia por detrás do brincar.
Sabemos que a brincar experimentamos, descobrimos, encontramos (objetos e pessoas), questionamos, resolvemos, construímos, erramos, reconstruimos, aprendemos, crescemos… somos!


missão

Criar iniciativas capazes de ligar pessoas, culturas e gerações, através do brincar, é esse o objetivo da Ludotempo - associação de promoção do brincar (uma associação sem fins lucrativos).

princípios e valores

Equidade. Diferentes géneros, culturas e capacidades resultam numa comunidade mais rica, diversa e atenta ao bem estar de todos, logo, mais saudável e feliz.
Solidariedade. Foco na resolução de problemas da comunidade. O conhecimento, a experiência e a dedicação de cada um para a superação dos desafios de todos.
Sustentabilidade. Criar experiências e dinâmicas que valorizem os lugares, as pessoas e o ambiente onde decorrem. Retribuir de forma justa e sustentada quem se dedica à superação dos desafios da Ludotempo.
Natureza. Promover o brincar na natureza e com elementos desta. Investigar e partilhar a ciência e os benefícios deste brincar. Promover o conhecimento científico e o respeito, junto das comunidades parceiras.
Transparência. Uma associação aberta a todos.


estatutos

A Ludotempo - associação para a promoção do brincar tem, estatutariamente, definido:

  1. dinamizar encontros de reflexão e formação que promovam boas práticas educativas, tendo como ponto de partida o jogo e o brincar;
  2. desenvolver projetos comunitários de promoção do brincar;
  3. investigar o brincar, o brinquedo e o jogo nas perspetivas intercultural, transgeracional e pedagógica;
  4. promover o jogo e o brinquedo como mediadores essenciais ao bem-estar e desenvolvimento humano;
  5. disponibilizar jogos e brinquedos adequados a diferentes estádios de desenvolvimento, seja por empréstimo, em dinâmicas de ludoteca, ou venda ao público, sem fins lucrativos;
  6. criar e dinamizar jogos, brinquedos e atividades que promovam o desenvolvimento pessoal e social, em prol da comunidade!